Qual a importância do uso da tecnologia na gestão de saúde?

15 mai 23Dicas

Você tem observado o aumento do uso da tecnologia para a gestão de saúde? Essa união não é recente, mas tem tomado espaço no dia a dia dos pacientes e gestores de saúde.

Inclusive, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital, tivemos mais de 7,5 milhões de consultas realizadas de forma digital entre 2020 e 2021. As novas soluções têm chegado não só para facilitar o dia a dia do profissional, mas também do paciente.

Enquanto a saúde cria as demandas necessárias, a tecnologia aprimora e otimiza os processos, tanto na prestação de serviços como em novas ideias de equipamentos e diagnósticos. E, neste artigo, iremos abordar os principais pontos desse assunto. Vamos lá?

Tecnologia na saúde

A tecnologia na gestão de saúde é a ponta do processo de transformação digital da medicina. Ela atinge não somente a prática médica, mas também todos os recursos necessários para o funcionamento de unidades de saúde, como clínicas e hospitais.

Com a medicina entrando de vez na era tecnológica, temos muitas facilidades para todos. Por exemplo, atualmente, conseguimos identificar doenças e condições de maneira muito mais rápida, além de monitorar pacientes, realizar tratamentos e trazer mais autonomia para as pessoas com necessidades.

Por meio dos equipamentos tecnológicos, os profissionais de saúde conseguem diagnosticar de forma mais precisa e investir em pesquisas aprofundadas.

Algumas outras vantagens importantes para o progresso da sociedade e, consequentemente, o cuidado com os pacientes são:

  • Agilidade e profissionalismo no atendimento;
  • Integração de informações e acesso ao histórico hospitalar;
  • Organização de atividades e padronização de procedimentos;
  • Precisão em técnicas de saúde e diminuição de erros;
  • Entre outros.

Por isso, os aparatos tecnológicos têm auxiliado bastante em atividades, como exames, tratamentos e até prevenção de doenças, além de serem essenciais para a gestão da saúde.

A telemedicina é uma prova disso tudo! Nos momentos de limitação de locomoção ou até problemas de saúde, ela é a melhor escolha para evitar o deslocamento sem perder a qualidade de atendimento e diagnóstico.

Por isso, é cada vez mais requisitada pelos pacientes e tem entrado na rotina de médicos de todas as especialidades.

3 formas de utilizar a tecnologia na gestão de saúde

1 . Prontuários

O documento que une todas as informações de um paciente é conhecido como prontuário médico. Lá estarão listados as idas a determinada unidade de saúde, queixas e prescrição médica, por exemplo.

Hoje conseguimos ter tudo isso de forma virtual, ou seja, qualquer profissional autorizado pela rede de saúde pode acessá-lo em qualquer lugar do mundo e fazer sua avaliação de pacientes.

Lembrando que essa solução está atrelada a Lei Geral de Proteção de Dados, ok? Então pode ficar tranquilo que as informações estarão seguras.

2 . Prescrição médicas
Assim como os prontuários, é possível enviar as prescrições médicas via aplicativos ou até pelo e-mail do paciente, acessando as receitas com facilidade e de forma digital. Sem contar que também são reconhecidas nas farmácias, da mesma forma que o modelo físico.

Ou seja, temos mais uma forma de garantir o acesso das pessoas aos medicamentos que precisam sem a necessidade do deslocamento físico, além de contar com um registro seguro das receitas e documentações.

3 . Sistema completo de gestão

Além de não precisar se deslocar mais para ter o atendimento especializado, o paciente também pode marcar consultas e exames por meio de plataformas digitais. Dentro de alguns softwares, é possível observar a rede hospitalar mais próxima e marcar sem grandes dificuldades o horário da consulta de forma rápida e confiável.

Esses são apenas exemplos. Existem muitas possibilidades de usar a tecnologia na gestão de saúde e trazer muitos benefícios para médicos e pacientes. E também para empresas que oferecem serviços médicos aos seus colaboradores.

Confira os nossos outros blogposts para saber mais sobre gestão em saúde.

Fique por dentro das novidades para uma vida saudável: assine nossa newsletter.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Exmed.
Fale conosco