Saúde

Conheça os 10 exames de rotina para o seu check-up anual

Publicado em 29/03/2022

Prevenir é melhor que remediar. Quando nos referimos a saúde este ditado tem ainda mais valor e verdade. 

Nosso corpo é uma máquina orgânica com necessidade constante de manutenção. Ainda que não se manifeste nenhum sinal sobre algo ir mal, é preciso realizar um check-up anual. Afinal, algumas doenças são silenciosas.

Ao tempo que um grande número de pessoas incluiu nas metas anuais visita a laboratórios e clínicas, ainda assusta a quantidade de homens e mulheres sem qualquer tipo de cuidado. Gente que por medo de resultados e diagnósticos prefere “esperar” que algo aconteça. Não seja essa pessoa. Prevenção médica ainda é o melhor investimento possível.

Uma vez que você decidiu se cuidar e tem dúvidas sobre quais exames realizar para se precaver e manter a saúde em dia, preparamos uma lista com 10 exames de rotina para você ir direto ao ponto no cuidado de si.

Check-up, o que significa

Check-up é uma palavra de origem inglesa cujo significado é fazer uma verificação. Apesar do uso ser bastante vasto, ganhou força na medicina pela importância da análise periódica para prevenção e trato de possíveis doenças.

É verdade que algumas pessoas, seja por histórico familiar, idade, ou pela própria condição de saúde, precisam realizar exames com uma frequência diferenciada, como a cada seis meses ou até menos. Mas não é este o nosso caso neste artigo.

A lista apresentada abaixo é composta de exames de rotina para check-up anual de quem não apresenta nenhum quadro de ausência de saúde, mas sabe o quanto é essencial se antecipar a qualquer problema.

Exames laboratoriais

  • Hemograma completo: nada de medo de agulha. Praticamente indolor, o hemograma coleta sangue para averiguar como andam os glóbulos vermelhos (hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos)e as plaquetas (coagulação sanguínea). Muito usado na prevenção da anemia.
  • Glicemia em jejum: Ainda que não haja histórico de diabetes na família, este exame é de extrema importância. Através do sangue, ele mede o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente, podendo identificar casos de diabetes e pré-diabetes. Se descoberta com antecedência, a diabetes pode ser controlada e oferecer ao paciente uma vida com pouquíssimas restrições.
  • Colesterol e triglicerídeos: Para quem anda com alimentação desregulada ou é do tipo sedentário, esse exame precisa entrar na lista todo ano. Também pelo sangue ele mede os níveis de gorduras que podem ocasionar entupimento dos vasos sanguíneos, causando infarto e AVC. Qualquer alteração tem tratamento, por isso é importante estar atento.
  • Ácido úrico: Cálculo renal, gota e insuficiência renal podem ser detectados e prevenidos pelo exame de ácido úrico.  A elevação das dosagens de ácido úrico são também frequentemente associadas a hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.
  • Ureia e creatina: Em uma agulhada só, pode-se fazer vários exames, incluindo este que verifica o funcionamento dos rins e identifica alterações de forma precoce, mesmo sem o paciente apresentar qualquer sintoma.
  • TSH e T4 livre: Você já ouviu falar do quanto os hormônios são atuantes em nossa vida e do mal que o desequilíbrio deles pode nos fazer? Este exame checa o funcionamento da glândula tireoide, podendo identificar alterações como hipotireoidismo e hipertireoidismo.
  • Urina: O exame de urina é um dos mais básicos e talvez antigos de um check-up anual, porém extremamente eficaz, já que analise microscopicamente as células, bactérias e cristais que possam estar presentes na urina e causar doenças, infecções e inflamações.

Exames Clínicos

Sabemos da importância do coração para nossa vida seguir fluindo, alguns exames são imprescindíveis para manter nosso músculo mais importante funcionando.

  • Eletrocardiograma – Este exame mede a atividade elétrica do coração e serve para diagnosticar a existência de problemas cardíacos. Este exame pode ser realizado por profissionais da enfermagem, mas o laudo só é dado por um cardiologista.
  • Ecocardiograma – O Eco, como é popularmente chamado, analisa se o coração está batendo normalmente e se o fluxo sanguíneo está adequado através de uma ultrassonografia do órgão. Neste exame, também é possível averiguar doenças que afetam a anatomia e a fisiologia do coração, como insuficiências e malformações cardíacas.
  • Teste ergométrico – Pratica ou quer começar a praticar exercício? Então esse exame é mais que essencial na sua lista de check-up anual. O teste ergométrico analisa o funcionamento do sistema cardiovascular sob estímulo. É realizado com o paciente em uma esteira ou bicicleta realizando um esforço físico gradual. 

Para além dos exames de rotina gerais, há ainda os específicos para homens e mulheres, como exame de próstata e mamografia a partir dos 40 anos em média. Conhecer o nosso próprio corpo e o que lhe cai bem ou mal é o primeiro passo para uma vida de fato saudável. Por isso, estar com o check-up em dia é essencial. Lembre-se, manter-se saudável não custa caro.

Para mais informações sobre saúde e cuidados, siga-nos em nossas redes sociais.

Leia também

    Nenhum post relacionado