Saúde mental: a importância e os benefícios de fazer terapia

16 fev 22Saúde

Saúde mental é um tópico que vem sendo discutido bastante nos últimos tempos. Isso acontece porque transtornos, como depressão e ansiedade, se tornaram mais presentes na vida dos brasileiros. Adquirindo eles ou não, as pessoas estão entendendo cada vez mais a importância e os benefícios da terapia, como forma de alinhamento de diversos aspectos na vida, sejam eles profissionais, pessoais, afetivos, financeiros ou outros. 

Como prova disso, de acordo com uma pesquisa divulgada pela CNN, 60% dos brasileiros começaram a fazer terapia nos últimos dois anos. Com as diversas razões que intensificaram as dificuldades na realidade de todos nós, impulsionando problemas de socialização e de expectativa de vida, foi possível perceber que a terapia seria uma ótima aliada para a melhora desses fatores

Por isso, trazemos neste artigo os benefícios da terapia para uma saúde mental próspera, que vai além do período de isolamento, mas para toda a vida. Vamos conferir?

A importância e os benefícios da terapia para a saúde mental 

Em um mundo acelerado e com uma rotina exaustiva, as pessoas sentem a necessidade do descanso para acalmar a mente e o corpo do excesso de informações que recebemos diariamente. Inclusive, a internet, apesar de hoje ser uma aliada porque traz a possibilidade do teleatendimento, é bastante prejudicial aos pacientes se não for usada da maneira certa, gerando ansiedade e abrindo espaço para outras inquietações. 

Mas, como já foi dito, a terapia é necessária também para pessoas que não têm transtornos mentais diagnosticados e pode ser usada como uma maneira de autoconhecimento e resolução de problemas comuns à rotina. Dessa forma, o paciente terapêutico leva a vida com uma maior tranquilidade e lida com os problemas de forma mais efetiva

Entre os benefícios, temos: 

Auxilia a entender a origem dos comportamentos e ressignifica crenças

Muito do que fazemos hoje é um reflexo de vivências passadas, seja na infância ou em qualquer outra fase da vida. Por isso, é possível desenvolver traumas que só serão observados os impactos anos depois. Dessa maneira, a terapia vai auxiliar a revisitar e entender a necessidade de mudanças, para um bem social e pessoal. 

Por exemplo, uma pessoa pode ter atitudes agressivas sem perceber e, ao iniciar a terapia, entender que a forma que ela age é apenas uma resposta a algo vivido com os pais ou familiares no passado. Algo que pode ser mudado quando se tem conhecimento das origens do problema.

Autoconhecimento em primeiro lugar 

O autoconhecimento é entender aquilo que é sagrado para você, seus valores e limites, repercutindo em relações e atitudes mais saudáveis no dia a dia. É a partir dele que a pessoa consegue decidir de forma mais coerente, entendendo o que faz sentido para ela no momento e o que será valioso a longo prazo. 

Com isso, é possível conhecer os desejos, ambições e muito mais, sem passar da fronteira daquilo que lhe faz bem ou mal. Além disso, para quem se encontra perdido em algum aspecto, o autoconhecimento contribui para o encontro de um propósito maior, além de ajudar a definir metas e objetivos para a vida. 

Fortalece a inteligência emocional

Somada ao autoconhecimento, a inteligência emocional fará com que ela encontre os caminhos apropriados para tais situações da vida, sem tomar atitudes impulsivas. 

A inteligência emocional é sobre reflexão e escolhas. E agir assim, auxiliará a ser mais resiliente e entender como administrar os sentimentos e as emoções negativas. É optar por pensar com a cabeça e não com o coração, colocando pesos diferentes nos problemas e tratando-os com mais serenidade.

Melhora os relacionamentos

Por último, quando falamos sobre relacionamentos, vamos além das relações amorosas. A união da terapia com os seus benefícios cria habilidades sociais para desenvolver conexões mais saudáveisMais um ponto para aprender até onde vai o seu limite e o do próximo, além de finalizar ciclos prejudiciais e filtrar as pessoas que estão ao seu redor. É sobre aprender a pensar em você, no outro e no todo de forma harmônica. 

Como iniciar na terapia? 

Após entender a importância e os benefícios, é necessário procurar o tipo específico de terapia desejada. Mas quer uma dica? Só é possível saber o que precisa quando testar as possibilidades disponíveis e entender como funcionam os trabalhos dos inúmeros profissionais. Com a Exmed, o paciente tem a oportunidade de explorar essas possibilidades, de forma rápida, segura e econômica, diferente dos planos de saúde convencionais. 

Sendo assim, chegou a hora de dar um upgrade na sua saúde mental e escolher a terapia certa com a gente! Baixe nosso aplicativo e veja como usar serviços de saúde com economia.

Fique por dentro das novidades para uma vida saudável: assine nossa newsletter.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Exmed.
Fale conosco