A importância da atividade física na infância

24 mai 22Bem-estar

Não é novidade para ninguém que a atividade física na infância traz diversos benefícios. Faz muita diferença estimular as crianças a mexer o corpo, criando um hábito para toda a vida.

Aliás, todos nós já escutamos que a prática regular de atividade física está relacionada ao desenvolvimento da saúde, prevenindo doenças e estimulando os músculos. Mas imagina iniciar essa rotina desde novinhos? Vamos conhecer os motivos para começarmos o quanto antes!

Os benefícios da atividade física na infância

Para aqueles que acham que as atividades físicas estão apenas atreladas ao modelamento do corpo, é preciso entender que existem outros motivos para a prática!

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é recomendada a realização de duas horas de atividades físicas todos os dias para crianças de 2 a 5 anos e uma hora para os jovens de 5 a 17 anos. Sendo assim, muitos pediatras recomendam esportes e atividades para o desenvolvimento motor nos primeiros anos de vida.

Não podemos esquecer que o momento do exercício também é um espaço para a socialização das crianças e para os aperfeiçoamentos da postura, da concentração e da qualidade do sono. Além disso, os movimentos auxiliam na linguagem corporal e desenvolvem a capacidade intelectual dos pequenos.

Mas todo o cuidado é pouco: é muito importante a consulta com um especialista para entender as necessidades de cada um, procurando aquela que vai unir diversão e saúde, sendo realmente um momento de prazer.

Isso é necessário porque muitos pais ficam fechados apenas para atividades comuns, como natação, balé e futebol, e esquecem que existem várias opções para cada faixa etária e particularidades de cada indivíduo.

Como incluir atividades físicas na infância?

É notável que, com o advento da internet, as crianças estão se tornando cada vez mais sedentárias e as telinhas estão tomando os espaços das bolas, das redes e da areia.

Além disso, a falta de estrutura das casas modernas e o dia a dia dos pais também prejudicam e não incentivam as crianças, optando por caminhos mais fáceis, como ficar muito tempo em frente à televisão e nas redes sociais, e em uma alimentação rica em industrializados e ultraprocessados.

Dessa maneira, a consciência deve começar com os próprios responsáveis que, além de incluir a prática de exercícios, devem diversificar o cronograma durante a semana. Ou seja, a inclusão de atividades diferentes vai estimular músculos distintos e criar uma base de proteção para a fase mais importante de desenvolvimento do indivíduo.

Por isso, uma criança que possui uma rotina saudável também desperta uma boa autoestima e uma saúde mental mais estável em outras fases da vida.

Escolha o melhor para a sua família

Uma dica para os papais e mamães: estimulem as crianças desde cedo em atividades, como aprender a pegar a bola, puxar objetos, correr e muitas outras opções. Quanto mais estímulos, mais as crianças se sentirão afeiçoadas às atividades físicas.

Aliás, já pensaram em cuidar das suas famílias de um jeito simples e seguro? A Exmed tem uma rede médico-hospitalar completa para todas as idades, unindo tecnologia e saúde para todos. Então, conheça o nosso mundo e as possibilidades de uma rotina repleta de cuidados.

Siga a Exmed nas redes sociais.

Fique por dentro das novidades para uma vida saudável: assine nossa newsletter.

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Exmed.
Fale conosco