5 benefícios corporativos e sua importância para a geração Z

17 jul 24Bem-estar
benefícios corporativos para a geração z

A tão falada geração Z, termo dado à geração composta por jovens nascidos entre 1995 e 2010, está começando a dominar o mercado de trabalho. Crescendo em um mundo digitalizado e em constante mudança, eles têm expectativas diferentes em relação aos benefícios corporativos e ao ambiente de trabalho em comparação com as gerações anteriores.

É certo que eles buscam mais do que apenas um bom salário; desejam um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, propósito, e um ambiente que valorize a diversidade e o bem-estar. 

Dessa forma, as empresas precisam adaptar seus pacotes de benefícios corporativos para atrair e reter esses jovens talentos.

Neste post, exploraremos cinco benefícios corporativos que são especialmente valorizados pela geração Z e como esses benefícios podem ser decisivos para a atração e retenção de talentos dessa nova geração.

1. Flexibilidade de trabalho

A flexibilidade de trabalho é um dos principais benefícios corporativos revindicados pela Gen Z. Eles cresceram em um ambiente digital e estão acostumados a acessar informações e realizar tarefas de qualquer lugar e a qualquer hora. O modelo tradicional de trabalho das 9h às 17h, de segunda a sexta, nem sempre é o mais atrativo para essa geração.

Tendo isso em mente, a oferta de horários flexíveis e a possibilidade de trabalho remoto são benefícios altamente valorizados, pois contribui para o já mencionado equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Empresas que oferecem essa flexibilidade não apenas atendem a essa demanda, mas também aumentam a produtividade e o bem-estar dos funcionários.

O fator da flexibilidade também demonstra confiança por parte da empresa, ao permitir que os funcionários trabalhem de forma mais autônoma, mostrando assim que confiam em sua capacidade de entregar resultados, independentemente de onde ou quando estejam trabalhando. Isso cria um ambiente mais saudável e alinhado aos valores da geração Z.

2. Benefícios corporativos voltados para o bem-estar e saúde mental

A gen-Z é altamente consciente sobre saúde mental e bem-estar. Isso se deve ao fato de que cresceram em uma era de maior abertura sobre temas relacionados ao estresse, ansiedade e outras questões de saúde mental. Portanto, empresas que oferecem benefícios corporativos de programas de apoio à saúde mental e bem-estar físico destacam-se positivamente entre esses jovens.

Programas de saúde mental, como acesso a terapias, sessões de mindfulness, meditação, e atividades físicas, são extremamente valorizados. Além disso, oferecer suporte em questões de saúde física, como academias no local ou subsídios para atividades esportivas, também é um ponto de atração.

Vale lembrar que todos esses benefícios são vistos não apenas como vantagens, mas como uma demonstração de que a empresa se preocupa genuinamente com a qualidade de vida dos seus colaboradores. Isso cria um ambiente de trabalho mais acolhedor e sustentável, onde os colaboradores se sentem apoiados e valorizados, o que reflete em maior lealdade à empresa.

3. Oportunidades de desenvolvimento profissional

Outra grande necessidade dessa geração é a forte necessidade de crescimento e aprendizado contínuos. Eles entendem que o mercado de trabalho está em constante evolução e querem estar sempre preparados para os desafios que surgem. Como resultado, eles valorizam empresas que investem em seu desenvolvimento profissional.

Benefícios como cursos de capacitação, programas de mentoria, acesso a conferências e workshops, e subsídios para educação formal são pontos altamente positivos nesse quesito. Empresas que promovem o desenvolvimento de carreira, oferecendo planos de progressão e oportunidades de aprendizado, conseguem reter talentos por mais tempo.

Ainda seguindo essa linha, o feedback constante e construtivo também é altamente valorizado. Afinal, é importante saber como você está se saindo e como pode melhorar em determinada tarefa. 

Um ambiente de trabalho que promove o aprendizado contínuo e o desenvolvimento de habilidades é visto como um local onde eles podem crescer e progredir, o que contribui para o compromisso dos funcionários.

4. Benefícios corporativos voltados para diversidade e inclusão

Outro ponto que vem sendo cada vez mais discutido nos dias de hoje, e também é um fator positivo (além de essencial) dentro de um ambiente de trabalho é a diversidade e inclusão. A geração Z é a mais diversa até hoje, pois cresceu em um contexto em que a desconstrução e experimentação em quesitos sociais estavam e estão sendo altamente vivenciados.

Com isso, os zoomers (mais um termo que define a geração z) valorizam a inclusão e a igualdade no ambiente de trabalho. Eles esperam que as empresas não apenas promovam a diversidade, mas que também pratiquem políticas inclusivas que respeitem e celebrem as diferenças.

Programas de diversidade e inclusão (D&I) são essenciais para atrair e reter essa geração. Isso inclui garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de crescimento, independente de sua origem étnica, gênero, orientação sexual ou qualquer outra característica pessoal. 

A implementação de comitês de D&I, treinamentos antidiscriminatórios, e políticas de equidade salarial são alguns exemplos de como as empresas podem demonstrar seu compromisso com esses valores. Para a geração Z, trabalhar em um ambiente que respeita suas identidades e promove a inclusão é fundamental para o bem-estar e a satisfação no trabalho.

5. Propósito e responsabilidade social corporativa

Um fator pelo qual a gen-Z é conhecida é o fato de serem socialmente conscientes, além de valorizarem empresas que têm um propósito claro e um forte dever com a responsabilidade social, seja em diversidade, inclusão, sustentabilidade, entre outros. Eles não querem apenas trabalhar para ganhar dinheiro; e sim contribuir para algo maior e fazer a diferença no mundo.

Empresas que adotam práticas sustentáveis, investem em comunidades e têm uma missão clara e alinhada com valores éticos, atraem mais facilmente esses jovens profissionais. Benefícios como dias de voluntariado pagos, programas de sustentabilidade e ações sociais promovidas pela empresa também são altamente valorizados.

Além disso, a transparência sobre as práticas corporativas é essencial. A geração Z quer trabalhar para empresas que sejam autênticas e que realmente cumpram o que prometem em relação à responsabilidade social. Assim, ter um propósito claro e agir de acordo com ele não só atrai, mas também engaja e retém os talentos dessa geração.

Benefícios corporativos extra: Exmed empresas

A geração Z valoriza empresas que se preocupam com seu bem-estar físico e mental. Com a Exmed Empresas, sua organização pode oferecer acesso a uma rede ampla e flexível de serviços de saúde, desde teleconsultas 24 horas até psicólogos e terapias

Esse modelo não apenas promove a saúde integral dos colaboradores, mas garante economia e gestão eficiente para a empresa. Com benefícios adaptados às necessidades modernas, a Exmed contribui para o aumento da satisfação e da produtividade da equipe, consolidando a empresa como um ambiente de trabalho atraente para a geração Z.

Conclusão

Sem dúvidas, a geração Z traz novas expectativas para o mercado de trabalho, forçando as empresas a reavaliar seus benefícios corporativos. Flexibilidade, bem-estar, desenvolvimento profissional e responsabilidade social são aspectos essenciais para atrair e reter essa geração, além de claro, ser fundamental para um ambiente de trabalho saudável para todos.

As empresas que conseguem alinhar seus valores e práticas a essas expectativas estarão melhor posicionadas para atrair os talentos da gen-Z e, consequentemente, prosperar no futuro.

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